Casais & Familia

Saúde do Relacionamento

Mantendo o relacionamento saudável

Todo relacionamento tem altos e baixos, mas alguns fatores são mais prováveis do que outros para criar conflitos recorrentes em um relacionamento, como por exemplo, questões financeiras ou decisões acerca dos filhos. Um alerta de que há problema no relacionamento é a recorrência de versões da mesma discussão, repetidas vezes. Para esses casos, os psicólogos podem ajudar os casais a melhorar a comunicação e encontrar formas saudáveis de superar conflito.

PSICOTERAPIA: Não há necessidade de esperar que conflitos maiores indiquem sinais que há problemas no relacionamento. Você pode reforçar a união buscando suporte especializado de um psicólogo, para desenvolver habilidades de boa comunicação e escuta eficaz, bem como para lidar com conflitos a fim de reduzir o risco de divórcio.


Divórcio

Divórcio: do movimento de ruptura, para o de suavidade

O divórcio é um momento difícil para toda a família. O fim de um casamento tipicamente desencadeia uma avalanche de emoções negativas, como angústia, tristeza, ansiedade e raiva. A mediação pode ser benéfica para o bem estar emocional, para a relação entre os cônjuges separados e para as necessidades das crianças.

PSICOTERAPIA: Um psicólogo pode ajudar os cônjuges separados e as crianças a se adaptar às mudanças e a lidar com suas emoções. No caso daquele que acabou de se divorciar, o psicólogo também pode ajudá-lo a pensar com cuidado sobre o que deu errado em seu casamento, a fim de que se evite a repetição de qualquer padrão negativo em seu próximo relacionamento.


Orientação de pais

Facilitando a harmonia da familia e o progresso

É comum que pais e filhos apresentem conflitos, porque cada um tem desejos diferentes e expectativas distintas sobre a relação. Muitas vezes, os pais não sabem como lidar com desejos diferentes e conflitos de expectativas, e tentam executar soluções lógicas ou estereotipadas, que podem produzir mais problemas do que soluções.

O trabalho do psicólogo com pais e filhos em dificuldades de relacionamentos é de apoiar na resolução de conflitos e, ao mesmo tempo, ensinar os pais como resolver problemas e prevenir novos.

Uma boa relação familiar traz benefícios tanto para as crianças, como para os pais. Em uma família harmônica, o tempo de convívio é prazeroso e alivia o estresse e preocupações. As crianças, se beneficiam porque infância saudável é alicerce para um adulto íntegro, resiliente e auto-confiante.

 
 
 
 

Assine nossa Newsletter

 

Contato

Dados do mapa
Dados cartográficos ©2015 Google
Dados do mapaDados cartográficos ©2015 Google
Dados cartográficos ©2015 Google