Tratamento contra Ansiedade

Ansiedade é um termo genérico para sentimentos de medo, nervosismo, apreensão ou preocupação. Todo mundo fica ansioso por vezes, e alguma ansiedade realmente nos ajuda a funcionar bem, mas a ansiedade pode se tornar um problema quando:

· Acontece com demasiada frequência;

· Ele continua por um longo tempo;

· Ela nos impede de fazer coisas que queremos fazer.


Tipos de Ansiedade

1. Transtorno de Ansiedade Generalizada

Preocupação excessiva sobre eventos da vida, em áreas como saúde, finanças, trabalho ou relacionamentos. O nível de preocupação normalmente é fora de proporção com o perigo real.

2. Transtorno do Pânico
Sentimentos repentinos de terror e desgraça que podem parecer ocorrer repentinamente. Normalmente, os ataques são de curta duração, mas podem ser reativados e duração dos episódios pode acontecer por períodos mais longos.

3. Fobia Social
Um tipo de fobia específica a situações sociais. Pessoas com fobia social têm medo de que os outros vão pensar mal deles (medo da avaliação negativa) e, assim, tomar medidas para evitar que isso aconteça, como, por exemplo, isolamento social.

4. Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT)
Ocorre na sequência a um acontecimento traumático, em que o indivíduo sentiu que a sua vida ou à integridade física estava em perigo, ou testemunhado algo semelhante. Bem como uma sensação contínua de ameaça que dura para além do fim do perigo real, TEPT é acompanhado por memórias vivas do evento repetindo na mente da pessoa.

5. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Um indivíduo com TOC pode ter pensamentos ou imagens que são intrusivas (obsessões) e pode sentir-se compelido a realizar ações para aliviar a ansiedade que o acompanha (compulsões).

6. Fobia Específica
Medo de um determinado objeto, animal ou situação. O indivíduo pode saber que o seu medo é irracional ou fora de proporção. O indivíduo tenta evitar o objeto ou situação temida.


Abordagem de Tratamento

Utilizamos a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Ela oferece ao paciente a oportunidade de identificar os fatores que contribuem para a patologia e de gerar novos comportamentos ou perspectivas para lidar de maneira eficaz com o problema.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é orientada para a ação. Ensina as pessoas a identificarem e a reverem pensamentos autodestrutivos e crenças não racionais, com o propósito de substitui-los por pensamentos e perspectivas saudáveis que promovam o bem-estar emocional.

O modelo da TCC para tratamento da ansiedade pode envolver um ou mais dos seguintes objetivos:

· Normalizar e construir tolerância de sintomas ansiosos;

· Exposição in vivo ou imaginária para desconfirmação de crenças;

· Ensinar o paciente a implementar técnicas de regulação emocional;

· Explicar como reduzir comportamentos de segurança;

· Diminuir a evitação do paciente e aumentar a aceitação da incerteza;


Etapas:

1. Avaliação Inicial
2. Definição do plano de tratamento
3. Implementação do plano
4. Monitoramento
5. Avaliação dos resultados

 
 

Agende sua Avaliação Inicial


Melhor visualização: celular na horizontal, tablet ou desktop.

 
 

Alexandre Romeiro, psicólogo

Terapeuta Cognitivo-comportamental

Psicólogo pela PUC-SP e mestre (FGV-EAESP), atua com o propósito de que seus clientes encontrem soluções reais para seus problemas, percebam melhora no menor prazo razoavelmente possível, e que os benefícios durem. Acredita que a decisão de buscar ajuda psicológica é uma das mais importantes escolhas. Sente-se honrado em ajudar as pessoas a encaminharem seus problemas com seriedade e engajamento.


 

Assine nossa Newsletter

 

Contato

Dados do mapa
Dados cartográficos ©2015 Google
Dados do mapaDados cartográficos ©2015 Google
Dados cartográficos ©2015 Google