Times podem ser formados por profissionais bem capacitados individualmente, entretanto, podem apresentar baixo desempenho, porque o trabalho em equipe está disfuncional – falta inteligência coletiva. Com base no clássico best-seller de Patrick Lencioni, “The five dysfunctions of a team”, aponto para você as cinco principais disfunções do trabalho em equipe, començando da mais crítica para a menos – naturalmente, todas são importantes.
1) Falta de confiança
Equipes funcionais admitem seus erros, expões suas fragilidades e “lavam a roupa suja”, sem medo de represálias ou julgamento.Se não há segurança psicológica, isto é, se cada um não sente a liberdade de se expressar abertamente suas dúvidas, ideias e fragilidades, há pouco espaço para a solidariedade, tampouco para o grupo quebrar o estado de rigidez de pseudo-time, no sentido de tornar-se um time de verdade. A falta de confiança está ancorada na crença de invulnerabilidade. Quando cada um toma consciência da vulnerabilidade de si, dos outros e do próprio time, a equipe ganha empatia mútua e motivação para avançar com energia na direção de seus objetivos.
2) Medo do conflito
O clima de harmonia artificial é prejudicial para o funcionamento do grupo. Esse clima é criado por medo do conflito. É necessário que se esteja continuamente resolvendo os problemas – eles nunca param de aparecer, não é? – para gerar a real harmonia. Ou seja, a real harmonia não vem da ausência de problemas, mas sim do sentimento de segurança que cada um tem de encarar e colocar os problemas na mesa. Imagine o time funcional como aquele onde cada um discute com paixão sobre aquilo que acredita, sem que haja, ao final da reunião, o sentimento de ofensa, rancor, ou melindre, e sim de que houve progresso real em alguma direção.
3) Falta de comprometimento
A falta de comprometimento se expressa pelo comportamento ambiguo dos membros. 
4) Fuga da responsabilidade
Essa disfunção refere-se à falta de disposição dos membros de monitorar e chamar a atenção dos colegas para comportamentos que estão desalinhados com o propósito comum do grupo, porque não conseguem ter conversas difíceis ou de fortes emoções, naturais dos confrontos. Membros de equipes funcionais estão dispostos a entrar na zona de perigo e superar as reações naturais de desconforto. Quando uma equipe evita a responsabilização, está incentivando a mediocridade – depender somente do líder para monitorar e cobrar é pouco. Equipes funcionais adotam o mesmo padrão para todos, questionando livremente o baixo desempenho e cobrando ação.
5) Desatenção aos resultados
Essa disfunção ocorre quando os interesses individuais estão acima dos interesses coletivos.
Como está sua equipe? Consegue identificar uma ou mais das cinco disfunções?