CARACTERÍSTICAS & SINTOMAS
A depressão pode ser acompanhada de sentimento de tristeza e/ou diminuição do interesse ou prazer em realizar atividades. Ela é um transtorno, porque é intensa o suficientemente para afetar o desempenho do indivíduos nas suas áreas de funcionamento. É possível que ele surja depois de um evento estressante, uma perda recente significativa ou de outro acontecimento triste, sendo que a reação emocional é desproporcional em relação ao acontecimento e se prolonga por mais tempo do que seria normal.
POSSÍVEIS PREJUÍZOS DE CONTINUAR COM ESSE TRANSTORNO
– Sentimento de tristeza, desesperança ou infelicidade;
– Culpa ou autocrítica excessiva;
– Baixa disposição para fazer as coisas;
– Cansaço fácil;
– Irritabilidade;
– Sentimentos de menor valia.
POTENCIAIS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO
– Retomar o prazer em atividades;
– Estar mais disposto;
– Mais produtivo e confiante na sua capacidade;
– Mais otimista com o futuro;
– Maior vivência de emoções positivas.
ABORDAGEM DO TRATAMENTO
Utilizamos a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Ela oferece ao paciente a oportunidade de identificar os fatores que contribuem para a patologia e de gerar novos comportamentos ou perspectivas para lidar de maneira eficaz com o problema. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é orientada para a ação. Ensina as pessoas a identificarem e a reverem pensamentos autodestrutivos e crenças não racionais, com o propósito de substitui-los por pensamentos e perspectivas saudáveis que promovam o bem-estar emocional.
O modelo da TCC para tratamento da ansiedade social pode envolver um ou mais dos seguintes objetivos:
– Instruir o paciente sobre o seu problema, explicando a dinâmica de funcionamento e o respectivo método de tratamento;
– Identificar e reavaliar pensamentos automáticos inúteis sobre si, sobre o mundo e sobre o futuro;
– Ativação de comportamentos na direção de uma vida que vale a pena ser vivida;
– Ensinar o paciente a implementar técnicas de regulação da tristeza e da frustração;
– Flexibilizar crenças inconscientes disfuncionais para o indivíduo;
– Instruir sobre habilidades de solução de problemas.
ETAPAS
1. Avaliação Inicial
2. Definição do plano de tratamento
3. Implementação do plano
4. Monitoramento
5. Avaliação dos resultados
6. Terminação e prevenção de recaída